segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A neura carioca

Cara... eu fui ao Maracanã ontem ver o flamengo jogar. Sinceramente, eu to pra ver alguma coisa mais bonita. Eu já era fã de futebol quando via pela tv, agora que eu fui ao estádio já viu, né? To morrendo de amores pelo jogo, pelo meu time e pela torcida do flamengo que é linda. Não adianta nem discutir e "mimimi pobre, preto, favelado mimimi". Eu acho que ter pobre, preto e favelado deixa a torcida mais bonita ainda. Pode me chamar de maluca, não ligo. E, aliás, quando acharem UMA torcida que não tenha pelo menos um elemento desses aí, me avisa que a gente faz um debate.

Enfim, deixando a minha apaixonite um pouquinho de lado... legal é o que eu ouvi ANTES do jogo. "Você tá indo de chinelo? Absurdo! Se der uma confusão, como você vai correr?" Gente, Flamengo e Coritiba. Co-xa. Não tem nem torcida no Rio, por que diabos ia ter confusão? "Ah... vai saber? A torcida do flamengo é esquisita, perigosa, arruma confusão". Juro que esse preconceito me irrita um pouco, mas eu sei que tem um certo fundamento. Até uns dois anos, era muito comum ver Urubuzada, Raça e Jovem se pegando de porrada. Mas isso se tornou um evento raro. E ainda bem... porque, pra mim, nada é mais burro do que integrantes da própria torcida se estranharem. Afinal, futebol é primordialmente diversão, certo? Certo.

Saindo um pouco no ambiente 'maracanã-futebol', o que me impressionou de verdade foi a neurose que as pessoas que moram no Rio tem com a cidade. "Não vou ao centro, nem ao maracanã, nem a lapa. Tijuca nem pensar porque tudo é muito perigoso". E vai fazer o que? Criar cogumelos em casa? Moro no Rio há uns três anos -certo que é na barra, mas não me isolo nela- e nunca me aconteceu nada. Nunca perdi nada na rua, nem nada parecido. Nada, cara. NA-DA. Já morei em Manaus e fui assaltada, mas no Rio nada me aconteceu. Engraçado, né?

Gente de fora achar que o Rio é uma grande selva, que tem tiroteio, arrastões e brigas em qualquer canto é uma coisa. Gente que mora aqui há anos pensar do mesmo jeito é outra completamente diferente. Incrível isso. E no mais, violência deixou de ser exclusividade de metrópole há seculos. Eu to ligada. Não que aqui não tenha violência, só tem que nem qualquer outro lugar. E nem por que em Manaus também tem assalto, as pessoas morrem de medo de andar na rua.

Tomar cuidado é bom, mas será que isso não tá um pouco exagerado?

3 comentários:

  1. Agora só falta a carteira prá pagar meia...

    ResponderExcluir
  2. Ha e outra coisa...a ida ao Maracanã pode não ser a coisa mais perigosa do mundo mas nada se compara a tranqüilidade de andar na rua quando tem jogo do Flamengo...

    ResponderExcluir
  3. @mcintilante

    HAHAHAHAHAHA muito escrota, na moral!!!

    ResponderExcluir